COMO FUNCIONA AQUECEDOR SOLAR?


Você pode reduzir significativamente os custos de aquecimento da piscina, instalando um aquecedor de piscina solar. Eles são competitivos em termos de custos com aquecedores de piscinas a gás e a bomba de calor, e têm custos operacionais anuais muito baixos. Na verdade, o aquecimento solar da piscina é o uso mais rentável da energia solar em muitos climas

aquecedor solar como funciona
Exemplo de como um coletor solar funciona.

VEJA COMO OS AQUECEDORES SOLAR TRABALHAM:

A maioria dos sistemas de aquecimento solar da piscina inclui o seguinte:

  • Um coletor solar – o dispositivo pelo qual a água da piscina é circulada para ser aquecida pelo sol
  • Um filtro – remove detritos antes que a água seja bombeada através do coletor
  • Uma bomba – circula a água através do filtro e coletor e volta para a piscina
  • Uma válvula de controle de fluxo – dispositivo automático ou manual que desvia a água da piscina através do coletor solar.
placa aquecedor solar
placa aquecedor solar

A água da piscina é bombeada através do filtro e depois através do (s) coletor (es) solar (ais), onde é aquecida antes de retornar à piscina. Em climas quentes, o (s) coletor (es) também pode (m) ser usado (s) para resfriar a piscina durante os meses de verão, circulando a água pelo (s) coletor (es) à noite.

Alguns sistemas incluem sensores e uma válvula automática ou manual para desviar a água através do (s) coletor (es) quando a temperatura do coletor é suficientemente maior que a temperatura da piscina. Quando a temperatura do coletor é semelhante à temperatura da piscina, a água filtrada simplesmente ignora o (s) coletor (es) e retorna à piscina.

Coletores de piscina solar são feitos de materiais diferentes. O tipo que você precisa depende do seu clima e de como você pretende usar o coletor. Se você só estiver usando sua piscina quando as temperaturas estiverem acima do ponto de congelamento, provavelmente precisará apenas de um sistema coletor sem brilho. Os colecionadores não vidrados não incluem uma cobertura de vidro (vidros). Eles geralmente são feitos de borracha ou plástico resistente tratados com um inibidor de luz ultravioleta (UV) para prolongar a vida útil dos painéis. Por causa de suas peças baratas e design simples, os coletores não vitrificados são geralmente menos caros que os coletores de vidro. Esses sistemas não vitrificados podem até funcionar para piscinas internas em climas frios se o sistema for projetado para drenar de volta para a piscina quando não estiver em uso. Mesmo se você tiver que desligar o sistema durante o tempo frio,

Os sistemas coletores envidraçados são geralmente feitos de tubos de cobre em uma placa de alumínio com uma cobertura de vidro temperado de ferro, o que aumenta seu custo. Em climas mais frios, os sistemas coletores envidraçados – com trocadores de calor e fluidos de transferência – captam o calor solar com mais eficiência do que os sistemas não vitrificados.

Portanto, eles podem ser usados ​​durante todo o ano em muitos climas. Os coletores de vidro também podem ser usados ​​para aquecer  a água quente doméstica  durante todo o ano.

Os sistemas de coletores vitrificados e não vitrificados devem incluir  proteção contra congelamento  se forem usados ​​em condições mais frias.

TANQUES DE ARMAZENAMENTO E COLETORES SOLARES

A maioria dos aquecedores solares de água requer um tanque de armazenamento bem isolado. Os tanques de armazenamento solar têm uma saída e entrada adicionais conectadas ao coletor. 

Em sistemas de dois tanques, o aquecedor solar de água pré-aquece a água antes de entrar no aquecedor de água convencional. Em sistemas de um tanque, o aquecedor de reserva é combinado com o armazenamento solar em um tanque.

Três tipos de coletores solares são usados ​​para aplicações residenciais:

  • Coletor de placa
    plana Os coletores de placa plana com vidro são caixas isoladas, à prova de intempéries, que contêm uma placa absorvente escura sob uma ou mais tampas de vidro ou de plástico (polímero). Coletores de placas planas não vidrados – normalmente usados ​​para  aquecimento de piscinas solares  – têm uma placa absorvente escura, feita de metal ou polímero, sem cobertura ou gabinete.
  • Sistemas integrais de armazenamento de coletores
    Também conhecidos como sistemas ICS ou de  lotes  , eles apresentam um ou mais tanques ou tubos pretos em uma caixa envidraçada isolada. A água fria passa primeiro pelo coletor solar, que pré-aquece a água. A água continua então para o aquecedor de água de backup convencional, fornecendo uma fonte confiável de água quente. Eles devem ser instalados apenas em climas de congelamento suave, porque os tubos externos podem congelar em climas severos e frios.
  • Coletores solares de tubo evacuado
    Eles apresentam linhas paralelas de tubos de vidro transparentes. Cada tubo contém um tubo externo de vidro e um tubo absorvedor de metal preso a uma aleta. O revestimento da aleta absorve a energia solar, mas inibe a perda de calor por radiação. Esses coletores são usados ​​com mais frequência para aplicativos comerciais dos EUA.

Sistemas de aquecimento solar de água quase sempre exigem um sistema de backup para dias nublados e tempos de demanda aumentada. Aquecedores de água de armazenamento convencionais  geralmente fornecem backup e podem já fazer parte do pacote do sistema solar. Um sistema de backup também pode fazer parte do coletor solar, como tanques de telhado com sistemas de termossifão. Como um sistema de armazenamento de coletor integral já armazena água quente além de coletar calor solar, ele pode ser embalado com um  aquecedor de água sem tanque ou tipo demanda  para backup.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *